O que é roupa orgânica? Tendência ou futuro?

Cotton-Beeingcotton

Mas afinal o que é roupa orgânica?

Quando pensamos em roupa orgânica o que nos vem à cabeça é apenas que esta é produzida com materiais naturais e não damos o devido valor ao conceito. Não é preciso ser vegan ao seguir uma ideologia para escolher o melhor para nós, para a nossa saúde e para o meio ambiente.

É preciso começar a mudar os nossos hábitos. Tornar o mundo um local melhor para viver e isso também começa pela escolha do que estamos a vestir. Alguma vez paramos para pensar o que estamos a vestir? O que está em contacto com o nosso corpo?

Na correria do dia-a-dia não há tempo para procurar novas marcas, quando é necessário comprar alguma peça de roupa, porque temos um jantar ou uma festa de amigos, vamos à loja que já conhecemos, compramos e ao fim de algum tempo essa camisola ou blusa. Por exemplo, já não tem a mesma cor ou tamanho. Justificamos por ser barata ou porque não tivemos o devido cuidado com a lavagem e não damos importância ao assunto.

A Indústria do Vestuário

A verdade é que estamos a gastar imenso dinheiro em vestuário sem necessidade, a maioria das marcas que conhecemos utilizam o conceito de Fast Fashion. Um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados.

O que importa para as marcas são as vendas, aumentar o lucro anual e para isso é necessário estar sempre a apresentar novos modelos e coleções. Mostrar ao consumidor que precisa de ter também aquela t-shirt ou aquelas calças, porque são da nova coleção e essas ele ainda não comprou. Para dar resposta a tanta produção, as marcas utilizam tecidos sintéticos na sua confecção.

Estes são provenientes de petróleo e de matérias que tiveram em exposição com herbicidas e pesticidas. As tintas são feitas à base de químicos e de produtos tóxicos.

Algumas das fábricas estão instaladas em países pobres, onde os trabalhadores não têm condições de trabalho. Estes são explorados pelos empregadores, pois só assim as marcas conseguem um baixo custo e grandes quantidades de produção. Para colmatar isso é necessário mudarmos as nossas escolhas e aqui surge a roupa orgânica como alternativa.

Mas afinal como é feito a roupa orgânica?

  • Esta é feita com materiais naturais, que não tiveram contacto com herbicidas e pesticidas no seu desenvolvimento;
  • A matéria-prima da roupa orgânica não polui o subsolo, a água nem o ar;
  • Na produção não são utilizados químicos e necessita de menos água em relação à roupa convencional;
  •  Como existe uma seleção cuidada da escolha dos materiais utilizados a roupa tem uma durabilidade superior à outra, as texturas e cores mantêm-se por mais tempo;
  • Não existe qualquer reação no nosso corpo, pois não são utilizados químicos;
  • A maioria das marcas que vende roupa orgânica estão certificadas, não só por respeitar a natureza, mas também os direitos dos trabalhadores;

E isso é muito importante nos dias de hoje, pois cada vez mais vimos grandes empresas multinacionais a desrespeitar as condições mínimas de um ser humano. Tudo em prol do dinheiro e de aumentar as suas fortunas.

Escolha roupa certificada

Ao escolher a sua próxima peça de roupa, verifique se respeita a natureza e sobretudo as pessoas, procure algumas destas certificações na etiqueta.

A maioria das marcas estão registadas na Organic Content Standard (OCS), esta verifica a legitimidade dos produtos orgânicos desde da origem da matéria-prima ao produto final.

Na Ecocert, que faz auditorias e verifica também se os produtos têm origem orgânica.

A Fair Wear, uma organização que trabalha em conjunto com as empresas produtoras de têxtil no sentido de as orientar para as boas práticas e condições de trabalho.

Estas são apenas alguns exemplos de empresas e organizações que estão a lutar para haver mais transparência na produção sustentável e melhores condições de trabalho. A mudança está em nós e nas nossas escolhas.

Para saber mais sobre a produção de roupa orgânica. Receba no seu e-mail um vídeo com a viagem maravilhosa que é a produção orgânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.